*

*

Perguntas filosóficas em sala de aula

1.Perguntas que pedem esclarecimento, explicação, definição: 

        O que você quer dizer exatamente quando diz isso?
O que você quer dizer com a palavra que está usando?
Você pode explicar de outra forma o que acabou de dizer?
Como poderia ser colocado este tema?
O que você pensa poderia ser colocado de outra forma?
Alguém é capaz de esclarecer o que foi dito?
Você poderia dar um exemplo do que acabou de dizer? 
2.Perguntas que pedem opiniões diferentes, alternativas, contra-exemplos
     Há outras maneiras de se ver este assunto?
Por acaso alguém tem um ponto de vista diferente?
Vocês não estão dizendo a mesma coisa de formas diferentes?
Há diferença entre o que eles disseram?
Quem pode explicar a diferença entre o que eles disseram?
Alguém poderia dar um contra ? exemplo?
3.Perguntas que contestam a opinião ou a sua coerência: 
     Seu pensamento continuaria coerente em quaisquer circunstâncias?
Você não acha que está se contradizendo?
Vocês estão dizendo a mesma coisa ou estão se contradizendo?
O que você pensa de opiniões contrárias à sua?
4.Perguntas que pedem razões ou pressupostos de uma opinião:
     O que você está pressupondo quando faz esta afirmação?
Como você sabe disso? Qual é o seu raciocínio para afirmar isto? 
Que razões fazem você pesar isto?Em que você se apoia para afirmar isto?
Em que se baseia a sua opinião? Por que você chegou a dizer isto? 
Como você chegou a esta opinião?
5.Perguntas referentes a consequências, inferência: 
     O que eu posso concluir do que você disse?
O que você está sugerindo com o que você disse?O que está implícito no que você disse?
Se o que você diz é correto, o que podemos concluir?
Quais são as consequências da sua opinião?
6.Perguntas que estabelecem relações (ligações): 
     Quais são as características fundamentais do que você está dizendo?
Há relação entre o que vocês disseram?
Você é capaz de esclarecer as diferenças e as semelhanças entre o que disseram?
É possível ver outras relações entre as opiniões de vocês?
7.Perguntas sobre perguntas: 
     Você acha que esta é uma pergunta apropriada?
Esta é uma pergunta relevante?
O que esta pergunta pressupõe?
Você poderia pensar uma outra pergunta que enfatizasse outro aspecto deste assunto?
Esta pergunta vai nos ajudar? 

Referência

SILVEIRA, Renê José Trentin. Matthew Lipman e a filosofia para crianças: três polêmicas. São Paulo: Editora Autores Associados. 2003. 124p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mafalda

Mafalda

*

*